23/05/2025

Agro lidera a retomada da economia em 2025, aponta economista-chefe da Ecoagro


Antônio da Luz analisa perspectivas para o setor, com destaque para o avanço das exportações, recordes na produção e desempenho superior ao de outros setores da economia brasileira


Por Sabrina Ortácio / Jornalista


Após um ano de ajustes e desafios, o agronegócio brasileiro entra em 2025 com perspectivas positivas e desempenho acima da média dos demais setores. É o que aponta Antônio da Luz, economista-chefe da Ecoagro, nesta edição da série Ecoagro Expertise, uma iniciativa estratégica que busca aproximar o investidor das oportunidades do agronegócio no mercado de capitais. Com uma linguagem acessível, a série traduz temas econômicos sempre com o olhar das lideranças da Ecoagro.


Segundo Antonio da Luz, a disputa comercial entre Estados Unidos e China abre espaço para que o Brasil amplie sua presença no mercado internacional, fortalecendo ainda mais seu papel como potência agroexportadora. “Esse cenário deve favorecer diretamente as exportações brasileiras e impulsionar o PIB do setor, com revisões para cima ao longo do ano”, afirma.


Em janeiro de 2025, seis segmentos do agronegócio ultrapassaram a marca de US$ 1 bilhão em exportações, evidenciando o apetite do mercado global pelos produtos brasileiros:



Safra recorde e produção em alta


A projeção da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) confirma a tendência de retomada com números expressivos:



Esses resultados reforçam o papel estratégico do agro na economia nacional. “É o Agro que vai liderar o crescimento entre os setores”, destaca Antônio da Luz.



Confira aqui o documento completo elaborado por Antonio da Luz: Revisão PIB Agro BR – Antonio da Luz


Aqui você pode acessar os índices completos da CNA e MAPA:


https://www.cnabrasil.org.br/noticias/cna-preve-crescimento-do-pib-do-agronegocio-em-2025-mas-cenarios-externo-e-interno-sao-desafiadores-para-o-setor


https://veja.abril.com.br/coluna/radar/brasil-exportou-us-11-bilhoes-em-produtos-agropecuarios-em-janeiro/


Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.